livros

Livros que me fizeram retornar à infância

19:50 Isabela Libório 0


 A infância é, geralmente, um dos momentos mais gostosos da vida e acho difícil alguém não sentir falta dessa época. Nossa imaginação permitia que fôssemos quem quer que a gente quisesse, tempo para brincar tínhamos de sobra e as cobranças e responsabilidades eram pouquíssimas. Em comemoração ao Dia das Crianças e por achar que é sempre muito prazeroso relembrar essa fase, separei alguns livros que gosto muito e que me levam de volta à infância sempre que leio.
O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
 Acho que vocês já sabem o quanto sou apaixonada por esse livro e por Neil Gaiman - até porque esse autor aparece mais algumas vezes nesse post - e esse foi o primeiro livro dele que li. Apesar de O Oceano no Fim do Caminho talvez não trazer aquele sentimento gostoso da infância por ser um pouco sombrio, ele nos faz entrar completamente no lugar de uma criança e ver tudo através dos olhos dela, ou seja, com muita inocência e imaginação. Além de tudo, o livro tem um toque auto-biográfico, o que torna a leitura ainda mais envolvente. (clique para ler a resenha)

Charlie and the Chocolate Factory - Roald Dahl
Mais um autor da minha listinha de favoritos: Roald Dahl. Se minha infância pudesse se resumir em dois autores, seria: Roald Dahl e Mauricio de Sousa. Na verdade, muitos livros do mesmo nos levam de volta à infância, mas escolhi Charlie and the Chocolate Factory especificamente por conta de toda a atmosfera fantástica e sonho de toda a criança, né? Uma fábrica cheinha de doces e chocolates à vontade. O livro é incrível, além do filme, e me deixa sempre muito nostálgica e com o coração quentinho por amar desde sempre. E não precisa ser o livro na versão em inglês, viu? Em português, se chama "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e foi publicado pela Martins Fontes. (clique para ler a resenha)

Marina - Carlos Ruiz Zafón
Só tem autor maravilhoso nessa lista, hein. O primeiro livro do Zafón que li foi Marina e me apaixonei completamente. Assim como O Oceano no Fim do Caminho, ele tem uma atmosfera mais sombria. Os protagonistas são crianças e é muito legal acompanhar ambos em suas aventuras e ver tudo através dos seus olhos inocentes e criativos. Além de tudo, a amizade dos personagens é linda, pura e sincera, um dos pontos mais fortes da história. (clique para ler a resenha)

Laços (graphic novel)- Lu e Vitor Cafaggi
Como falar de infância e não falar da Turma da Mônica, né? Os gibis desses queridos fizeram essa fase da minha vida ser muito mais divertida e feliz, guardo minha coleção até hoje e tenho um carinho enorme por eles. Essa graphic novel é uma homenagem lindíssima a essa turma tão importante pra tanta gente e conta uma história linda e muito emocionante e é impossível não sentir muita nostalgia ao passar das páginas - e, se você for como eu, difícil não derramar algumas lágrimas também, haha -. (clique para ler a resenha)

Fortunately the Milk - Neil Gaiman
Escolhi esse livro exatamente porque Neil Gaiman - talentoso que é - consegue transformar um enredo muito, muito simples em uma super aventura, cheia de situações e personagens inusitados, assim como crianças costumam fazer já que são tão cheias de imaginação. Essa já é uma obra mais voltada para o público infantil, mas é tão divertido, engraçado e cheio de ilustrações interessantes que acho que pode entreter qualquer tipo de público. E, novamente, claro que não precisa ser a versão em inglês! Em português, ele se chama "Felizmente, o Leite" e foi publicado pela Rocco. (clique para ler a resenha)

O Mágico de Oz - L. Frank Baum
Esse é um clássico e por ser, principalmente, antigo e ter feito parte da infância de tanta gente quis colocá-lo na lista. O Mágico de Oz é um livro incrível, muito bonito e cheio de mensagens que nos fazem refletir, o que é essencial num livro infantil - que, na verdade, deveria ser considerado importante para qualquer idade -. Nessa história, é tudo muito mágico, encantador e os personagens são bem característicos, é uma obra que deveria ser lida por toda e qualquer pessoa. (clique para ler a resenha)


Coraline - Neil Gaiman
Por último, mais um da minha lista de favoritos. Coraline é mais um com clima sombrio, meio de terror, mas envolve um mundo paralelo muito imaginativo e que parece ter saído da mente de uma criança, além das próprias cenas mais sombrias que parecem ter vindo de pesadelos infantis. Coraline é uma personagem incrível, nos ensina muito sobre coragem e como devemos aprender a valorizar e amar o que temos. O filme também vale muito a pena, aliás! (clique para ler a resenha)

Quais são os livros que fizeram vocês voltarem à infância? Tentei ser o menos clichê possível nessa lista e ela ainda seria maior, mas me segurei, haha - por isso O Mundo de Sofia aparece na foto, mas não na lista, tirei porque estava ficando muito grande -.Meu O Oceano no Fim do Caminho querido não está aí, porque 
minha mãe está viajando e aceitou a minha dica de levar pra ler. :3

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^