livros,

Resenha: 80 Natais

16:10 Isabela Libório 6


  Se não me engano, essa é a primeira vez que leio um livro escrito por uma pessoa conhecida por mim – e querida. Para quem gosta tanto de escrever, ter em mãos uma obra de alguém tão próximo é, no mínimo, inspirador.

  O livro já se inicia com um prólogo que nos deixa cientes do que está por vir, provocando um choque de realidade. Quando o terminei e fui pro primeiro capítulo, respirei fundo e comecei a ler o mesmo preparada – ou quase – pra uma história emocionante.

 Cecília é mãe de dois filhos e acaba de apaixonar-se por Vinícius, aquele que lhe prometera 80 Natais ao seu lado. O amor entre os dois começa calminho e vai tomando forma, ficando mais intenso. Então, eles resolvem concretizar tudo isso e ter um bebê – uma decisão importante e, pra mim, muito bonita.

  Já com sua filha Clara e felizes da vida, Cecília e Vinícius têm um relacionamento extremamente saudável. As coisas começam a ficar estranhas quando ele, que costumava ter uma saúde invejável, começa a adoecer, parecer entrar em depressão. “Mas como isso pode ser possível? Alguém tão feliz e amado!” Cecília perguntava-se sempre e nada parecia melhorar. Depois de muitos exames e muito sofrimento, Vinícius foi diagnosticado com Mal de Wilson – uma doença degenerativa.

  Meu coração ficou tão apertado ao ver tudo o que estava se passando na vida da personagem principal. Ela era considerada culpada – e sentia-se assim também - por tudo o que estava acontecendo com seu companheiro. Isso me fez querer abraçá-la e dizer que tudo aquilo iria se resolver e que não, ela não era a responsável por essa reviravolta! E quem disse que a mesma deixou de lutar ou mostrar seu afeto em meio a tanta injustiça? Sua força me deixou impressionada e emocionada, não consegui segurar o choro.

  Foi inevitável não imaginar a voz de Adriana – a autora – dizendo algumas frases presentes no livro. A leitura é tão leve quando se trata da escrita! Eu realmente me senti conversando com Cecília e isso te deixa ainda mais envolvido com tudo o que está acontecendo. Terminei a obra em algumas horas e fiquei completamente concentrada, mergulhei na história mesmo. Fiquei triste junto com ela e feliz também! O sentimento de esperança passado é lindíssimo. Sinceramente, Cecília, você é admirável.

  Durante a leitura, encontramos algumas poesias da autora e depoimentos/e-mails trocados entre o casal. Devo destacar o “poema-diálogo” que fica no fundo do livro, achei a coisa mais linda e reli tantas vezes!


  80 Natais é altamente recomendado, viu? Duvido que não vá se emocionar! E a você, Adriana, eu desejo MUITO sucesso. Sempre te admirei como profissional e, agora, ainda mais como pessoa. Saiba que te considero uma amiga e tenho prazer em contemplar suas obras. Parabéns pela sua garra, seu talento e por todo esse carinho por seus alunos e ex-alunos – agora sou, também, sua leitora!

Redes Sociais:
Adicione o livro no Skoob
Página no Facebook da autora
Página no Facebook do livro

6 comentários:

  1. Oi chuchu!

    Eu gosto tanto do seu blog, e fico até com vergonha de comentar aqui agora só por retribuição. Mas é que eu tenho uma preguiça de ficar comentando, rsrs.

    Enfim, eu adorei sua resenha. Eu tenho um professor de literatura genial e com certeza adoraria ler algo que ele escreveu, só que eu nem sei se ele escreveu alguma coisa, rsrs. Bom, fiquei curiosa pra ler esse livro, parece realmente muito bom =}

    Beijos, beijos!
    Alice
    pirando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aw, Alice, muito obrigada! E imagina HUAHAU Normal essa preguiça! Fico muito feliz por gostar do meu blog, de verdade.
      Professores de Literatura são sempre tão <3 E é bom mesmo, viu? Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Bela, acompanho seu blog a pouco tempo e estou amando tudo ! Desde o layout até as resenhas!
    Sucesso :*
    thoughtslovely.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aw, muito obrigada!! Fico super feliz <3 Sucesso pra você também, moça! Vou dar uma olhada no seu blog :3

      Excluir
  3. Bela, colocando aqui o que já lhe falei, mas para registro, agora, em seu próprio espaço>>

    "Obrigada, Isabela Libório por esse presente. Obrigada pelo carinho. E olha, a Cecília (eu já lhe disse que ela é uma de minhas melhores amigas, não?)...Pois é. Ela lhe manda um recado. Não vou me lembrar das palavras exatas, mas ela ouviu do Henrique (também personagem do livro). Cecília me disse mais ou menos o seguinte: "a vida da gente, às vezes parece meio um jogo daqueles de video games, sabe? E aí, você tem de ir passando as fases, para ir conseguindo pontos. E a cada fase pela qual você passa e vence, lá vem mais um desafio, e aí você ultrapassa e aí vem mais outro e outro. Mas aí vencer desafios vai se tornando algo quase viciante, até porque a vida mesmo não é jogo. Mas ultrapassar as fases, faz sim a gente sair ganhando pontos com a gente mesmo, com Deus, com o Universo ao nosso redor. Ainda mais quando a gente tem um foco definido. Ou vários focos que são na verdade, as luzes no fim do túnel... Sabe a Clara, a Júlia, o Henrique...? Pois bem...rs... Taí... E então, que venham desafios, porque um bom "jogador" não desiste fácil".

    Bom, essas palavras, segundo Cecília, foram ditas pelo Henrique, e incrementadas por ela mesma...rs... Mas cá entre nós, concordo plenamente. Já pedi à Cecília autorização para falar dela em outras obras. Se ela autorizar, falarei, com maior prazer. E você, Bela, terá seu exemplar garantido em mãos...rs

    Grande beijo. Fica com Deus. <3 <3 <3"

    *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que lindo ter um comentário seu aqui! Muito obrigada de novo, é um prazer <33 Considere a minha resposta do Facebook aqui novamente! HAHAHA

      Excluir

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^