fotografia,

A Igreja e o Convento de São Francisco - Pelourinho

18:26 Isabela Libório 0


 Meu último trabalho de História da Arquitetura e Urbanismo I do semestre - sim, tô de férias! Falarei mais sobre em um post futuro - foi sobre a Igreja e Convento de São Francisco, aqui de Salvador, e a influência do barroco português no Brasil. Era necessário fazer um caderno sobre o tema e apresentar um seminário, então fomos visitar essa coisa linda pessoalmente para mais detalhes - o que não foi esforço algum -.

 Então, no Sábado - 21/05 - , eu e meus amigos que faziam parte do grupo fomos visitar a Igreja e o Convento e eu estava muito, muito animada, já que não lembrava do lugar e sabia que era lindo só através de fotos. Foi ainda melhor do que esperava e eu precisei vir aqui contar pra vocês e exibir mais uma das muitas belezas de Salvador. <3



 A Igreja fica no Terreiro de Jesus, no famoso Pelourinho e sua fachada é bem bonita, mas não se compara com o interior extremamente rico, algo que vimos ser bem típico do Barroco e vocês verão em algumas fotos mais pra frente. 

 Entramos pelo lado da Igreja, já que a frente ainda não estava aberta naquele horário e compramos nossos bilhetes. Começamos pelo Convento, mas pouquíssimas partes do mesmo são abertas para o público, então fomos direto para o claustro e aí é que o encanto começou. 


 O Convento surgiu em 1686, antes da Igreja, que foi terminada - construção e ornamentação - em 1782. Seu claustro, mostrado na foto, possui 37 azulejos portugueses. Cada um deles possui uma imagem diferente, contando uma história diferente com uma frase moral do cristianismo. 


 O claustro já é lindíssimo e foi incrível ver, pessoalmente, as características arquitetônicas tanto faladas por nossa professora. Em volta do claustro, há algumas celas que guardam mais detalhes lindíssimos, mas que só podemos olhar de fora. Anotamos nossas impressões e fomos conhecer outros locais da edificação. 


 Infelizmente, o andar de cima é fechado para visitação, mas há algumas salas por ali, como a antiga biblioteca - que não guarda mais livros, o que me deixou meio triste, hehe -. Então, fomos direto à parte mais importante do nosso trabalho: a própria Igreja de São Francisco.

 Essa foi a primeira visão que tivemos ao entrar na Igreja e, nossa, eu fiquei muito encantada. Ela é a concretização do Barroco e Rococó que tanto estudamos e saber que temos um tesouro desses na minha cidade me deixou bem feliz. Vocês estão vendo todo esse dourado? Pois é, isso é nada comparado com o restante da Igreja. 

 Agora sim! Essas fotos representam bem a diferença do interior com o exterior que falei no começo. Eu não sou fã de ostentação e coisas muito douradas, mas esse lugar foi uma exceção exatamente por sua história e importância pro Barroco Colonial. Tem tantos, mas tantos detalhes que você não sabe pra onde olhar primeiro, nem tem onde descansar a vista, é muito impressionante. 

 Ficamos um bom tempo observando, fotografando e anotando cada detalhe e, quando percebemos que estava na hora da golden hour, voltamos para o claustro, depois para a frente da Igreja e tiramos mais algumas fotos.


 Sentamos embaixo do cruzeiro que fica em frente à Igreja e ficamos um bom tempo desenhando croquis da mesma, o que foi muito, muito legal - mas não vou mostrar, porque não terminei o meu, hehe -. Foi uma experiência incrível e eu espero poder fazer isso mais vezes. O céu resolveu ficar super azul nessa hora e a fachada da Igreja ficou ainda mais linda iluminada pelo sol da golden hour e, pra melhorar, ainda tivemos a presença ilustre de um arco-íris.

Uma das ruas ali perto. Um charme, né?

 Ficamos desenhando até escurecer e eu não resisti a algumas fotos. A Igreja estava ainda mais linda acesa e fechou nosso dia com chave de ouro.



Funcionamento: Segunda: 8:30 às 17:30 | Terça: 9h às 14:30 | Quarta a Sábado: 9h às 17:30 | Domingo: 13h às 17:30.

Ingresso: 5 reais (gratuito nos horários de missa. Segunda: 7h | Terça: 7h, 8h, 16h e 18h | Quarta a Sexta: 7h | Sábado: 7:30 e Domingo: 8h. Nestes  dois últimos horários, não é permitido entrar na capela e claustros)

(fonte dessas informações de funcionamento e ingressos: matraqueando.com.br)

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^