1º ano arquitetura,

Meu 1º ano cursando Arquitetura e Urbanismo - UFBA

19:30 Isabela Libório 0


 No dia 23 de Março desse ano, completei 1 ano estudando Arquitetura e Urbanismo na UFBA e achei válido vir contar pra vocês como anda sendo essa experiência. Alguns de vocês devem ter acompanhado a minha saga em 2015 e 2014 para resolver um problema que havia tido com minha matrícula - se não sabe do que se trata, clique aqui e aqui - e a minha felicidade extrema em conseguir resolver o problema e, finalmente, conseguir estudar o meu tão desejado curso na minha tão desejada faculdade.


 Sabe aquele papo de que a faculdade é uma das melhores épocas da sua vida? Eu acho que ando vivendo isso. Apesar de toda a carga horária louca do curso, dos prazos curtíssimos e da quantidade absurda de trabalhos, eu estou muito feliz e realizada. Dificuldades existem e MUITAS, mas é incrivelmente revigorante fazer algo que você gosta. Atualmente, estou cursando o 3º semestre!
Primeiras semanas
 Como entrei duas semanas atrasada, - leia os posts linkados lá em cima pra entender - minhas primeiras aulas na FAU foram confusas e meio desesperadoras, porque estava atrasada nos assuntos. Mas eu estava tão feliz por finalmente estar lá e tão encantada com aquele lugar que nem esquentei muito com isso. No mesmo dia, percebi que me identificaria com muitas pessoas ali e poderia fazer amizades incríveis - e estava certíssima -. 

 Com o tempo e a ajuda dos colegas e professores, consegui ir me adaptando e pegando o ritmo das aulas e a tsunami de trabalhos e maquetes começou, foi aí que eu vi por que falam tanto que alunos de Arquitetura não dormem e não têm vida social. Acreditem, não é exagero, haha. Os prazos dados são ridiculamente curtos e os trabalhos exigem criatividade, paciência e dedicação, mas o amor que eu estava criando pelo curso e pela faculdade me deram um gás total.


Matérias
 As matérias que peguei no primeiro semestre não foram escolhidas por mim, nem as turmas, porque a própria faculdade organiza sua grade no semestre inicial. Essas matérias foram: Atelier I, Expressão Gráfica, Matemática II - sim, antes da I -, Introdução à Arquitetura e Urbanismo, Estética - Filosofia das Artes. 

 Atelier é a matéria mais importante de Arquitetura e Urbanismo - pelo menos na UFBA -. Ela é anual e não semestral e existem 5 delas, ou seja, Atelier nos acompanha até o fim do curso - que, consequentemente, dura 5 anos -. É a matéria mais prática, de projetos realmente - tanto arquitetônicos e urbanísticos - e exige muita dedicação, até porque são 3 aulas por semana que duram quase 4 horas. 

 Minhas matérias favoritas foram Introdução à Arquitetura e Urbanismo e Atelier, foram as que mais me fizeram ver que o curso é, realmente, o que quero fazer. Tivemos problemas com um dos professores de Atelier, ele era alguém intragável e tornava o convívio bem difícil, mas isso não estragou o ano e minha turma tinha tantas pessoas maravilhosas que, depois de muita luta - que ainda não terminou -, conseguimos provar que ele não tinha condições de ensinar, muito menos numa matéria tão importante. Sério, o cara tinha denúncias de alunos há anos e continuava ensinando até hoje.

 O 1º semestre, apesar de complicado - até porque começamos com duas matérias anuais: Atelier e Expressão Gráfica -, foi uma delícia por ter sido o primeiro e por tudo que aprendi e conheci, falo não só de conteúdo da própria universidade, mas de experiências e lugares diferentes que visitei da minha cidade. 


Materiais
 Acho que uma das maiores dúvidas de quem vai começar o curso é: o que mais vamos precisar usar? Como já tinha feito 3 semanas do curso em outra faculdade antes, tinha noção dos materiais porque recebemos uma lista, então já tinha tudo em casa, nisso eu tive sorte.

 Vou contar, então, quais são os materiais básicos que um aluno de Arquitetura precisa ter logo no 1º semestre - por experiência própria -: um par de esquadros, escalímetro, grafites - ou lapiseiras, não sei como vocês chamam - de números diferentes (0,3; 0,5; 0,7 e 0,9), borrachas - recomendo aquelas que fazem menos pó -, estilete, caderno pautado e sem pauta - para croquis! -, tubo para projetos - aqueles para guardar os milhões de papeis de diversos tamanhos -, régua metálica para corte, canetas - nanquim, por exemplo, é só amor -, calculadora científica. Infelizmente, esses materiais não são baratos e o curso acaba exigindo bastante do nosso bolso - o que não deveria acontecer, a faculdade poderia fornecer a maioria dos materiais, mas já é outra história -.

 É óbvio que tem muuuitos outros materiais, mas isso é o básico pra quem está começando. Depois, você acaba precisando comprar canetas e papeis especiais, gabaritos para facilitar a vida, materiais para maquetes, etc e etc. 

Mitos sobre o curso
 Uma das coisas que mais me incomoda é o fato de que a Arquitetura, aqui no Brasil, é vista como algo elitista, algo voltado só pra quem tem dinheiro. E, gente, não, isso é erradíssimo. Antes de entrar na faculdade, eu, infelizmente, também tinha esse pensamento, mas foi um dos primeiros mitos que a faculdade me fez jogar fora.

 Um dos motivos pelo qual eu me apaixonei por Arquitetura e Urbanismo foi, exatamente, o fato de que ela existe pra criar espaços funcionais, confortáveis e que atenda às necessidades das pessoas, ou seja, existe para fazer o bem às pessoas. E não interessa a classe social, cor, orientação sexual, nacionalidade ou o que seja: é para as pessoas. 

 Acho que isso acontece, na verdade, porque relacionam os arquitetos, diretamente, à decoração/design de interiores. Sim, nós podemos ser decoradores/designers de interiores, mas NUNCA que o curso iria se resumir a isso - até porque existe, separadamente, o curso de design de interiores -. Arquitetos precisam saber um pouco de tudo, têm que saber um pouco de psicologia a engenharia, então fico muito frustrada quando perguntam se meu curso e decoração não são a mesma coisa. Não estou menosprezando decoradores nem designers de interiores, hein, adoro esse lado também - apesar de que não pretendo me especializar nisso -, mas não é justo estudarmos cálculo e tantas matérias pesadas por cinco anos pra ouvirmos esse tipo de coisa, hehe.

 "Preciso saber desenhar pra cursar Arquitetura e Urbanismo?"
 Não. Essa era uma das minhas maiores dúvidas e medos. Sempre amei desenhar, mas nunca tive facilidade ou fui boa nisso, mas juro que não é algo que você precisa saber antes de entrar no curso. Desenhar é algo que você consegue aprimorar com treino e isso, com certeza, você vai ter na faculdade. Fazer croquis é uma das minhas partes favoritas e meu traço anda melhorando aos poucos e o prazer ao desenhar também.

"Preciso ser bom em matemática?"
 Nunca fui boa em matemática e, infelizmente, isso me prejudica um pouco, já que temos algumas matérias de cálculo - como Matemática II, do 1º semestre -. Óbvio que sua vida vai ficar mais simples se você já for bom no assunto, mas nada que você não possa aprender - o Youtube me ajuda MUITO -. 

Experiência
 Me apaixono pelo curso cada vez mais e sou muito feliz por isso. Os amigos que fiz na faculdade ajudam ainda mais a deixar a experiência mais agradável, além de alguns professores que apareceram e foram anjos nas nossas vidas. 

 Não posso deixar de falar que a grade obrigatória, na UFBA, tem seus defeitos. Algumas matérias que deveriam aparecer logo no início para facilitar nossas vidas - como Desenho Técnico, Conforto Ambiental, Perspectiva, Informática... - não aparecem ou, as vezes, nem são obrigatórias. Além disso, por a grade ser a mesma há anos, algumas matérias com conteúdos já inúteis pra gente continuam - como Matemática II, que só serve pra assustar os alunos do 1º semestre -.

 Sei que o nome do post é "meu 1º ANO cursando..." e eu só falei do 1º semestre, mas o 2º semestre foi incrível também, fui criando mais facilidade e amor pelo que estou fazendo. Além disso, não estávamos mais sujeitos às arrogâncias daquele professor de Atelier que falei e aprendi muitas coisas que sempre desejei aprender. Peguei as matérias Atelier I - ainda, por ser anual -, História da Arquitetura e Urbanismo I, Conforto Ambiental I, Expressão Gráfica - ainda por ser anual também - e Estudos Sociais e Ambientais. História e Conforto foram matérias INCRÍVEIS, assim como as professoras de ambas, seus temas que me davam o gás pra continuar. Foi pesado, foi MUITO pesado, quantidades infinitas de trabalhos e seminários, fiquei exausta, mas juro que valeu a pena. Arquitetura tem disso dos professores acharem que é obrigação do aluno não dormir e passar a madrugada fazendo trabalho, o que faz com que criem prazos ridículos de curtos - ainda quero escrever sobre isso ser muito errado aqui -.

 Pra vocês terem noção, Arquitetura e Urbanismo é o curso com a maior carga horária da UFBA inteira. Pois é, não é pouca coisa! Então tem que amar muito e estar disposto a se dedicar ao curso pra fazê-lo. Mas não se assuste, eu prometo que é uma delícia e é uma profissão lindíssima, só precisa de muito amor. 

Eu tentei enxugar o post o máximo possível, ainda assim ficou grande. É muita coisa pra falar e é muito amor! Se vocês tiverem dúvidas ou quiserem que eu faça mais posts sobre o assunto, POR FAVOR, me contem nos comentários! Ficarei muito feliz em escrever mais vezes sobre isso e espero ter ajudado.

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

Quer seguir o blog nas redes sociais?
instagram: @letitbela
twitter: @letitbela
página do facebook: /letitbela

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^