livros,

Resenha: Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

19:27 Isabela Libório 0




“Mas sentia uma pressa por dentro, sentia pressa: havia alguma coisa que ela precisava saber  experimentar, e não estava sabendo e nunca soubera.”


 E as resenhas dos livros da coleção lindíssima da Folha continuam e eu só me apaixono mais pelas edições. Esse é meu primeiro livro da Clarice Lispector e eu não sabia o que esperar dessa obra especificamente, mas achei incrível, apesar de ter demorado pra pegar o ritmo da leitura.
A história
 Loreley, ou Lóri, é a personagem principal do livro e ficamos sabendo das intimidades da mesma, já que são descritos os seus sentimentos mais profundos. Ela conhece Ulisses, um professor de filosofia, e inicia um processo de autodescoberta. Ambos querem ficar juntos, mas Lóri tem dificuldade em entregar-se completamente a esse sentimento e é durante essa leitura que acompanhamos a luta da personagem em permitir-se sentir os prazeres da vida e do amor

“Sua alma incomensurável. Pois ela era o Mundo. E no entanto vivia o pouco.”

“- Que é que eu faço? Não estou aguentando viver. A vida é tão curta e eu não estou aguentando viver.
- Mas há muitas coisas, Lóri, que você ainda desconhece. E há um ponto em que o desespero é uma luz e um amor.”
Minha opinião
 Confesso que, no início, a leitura estava bastante arrastada, difícil. Acho que porque nunca tinha lido uma obra da Clarice e não estava acostumada com sua escrita poética e rebuscada, mas, ao longo da leitura, me apaixonei por seu estilo.

 Como vocês devem ter percebido, o livro não tem uma trama, a história é extremamente simples. Mas esse processo de autodescoberta da personagem é tão bonito de ver e, ao mesmo tempo, angustiante que você acaba se envolvendo, além de que é um livro curto.

 A narração não é em primeira pessoa, mas entramos tão profundamente nos pensamentos de Lóri que é fácil se sentir uma amiga íntima. Esse é um livro extremamente “quotável”, fiquei desejando escrever tão lindamente quanto Clarice e pretendo ler muitas obras da autora agora.

  Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres não é daqueles que todo mundo ama, mas vale a pena tentar, só não desista nas primeiras páginas. Não vou mentir que senti uma pequena vontade de deixar o livro de lado quando comecei, por ter achado meio complexo – apesar do enredo simples -, mas insisti em continuar e me arrependi nem um pouco.

 E o que dizer dessa edição? Perfeita. Capa dura, ilustração linda em aquarela, páginas amarelas e diagramação ótima. Não vejo a hora de aumentar minha coleção e compartilhar com vocês.

“- Lóri, disse Ulisses, e de repente pareceu grave embora falasse tranquilo, Lóri: uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida.”

“- Por que é que você olha tão demoradamente cada pessoa?
Ela corou:
- Não sabia que você estava me observando. Não é por nada que olho: é que eu gosto de ver as pessoas sendo.”

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^