she said she said,

Timidez não é defeito!

21:03 Isabela Libório 0


 Desde que me entendo por gente, fui sempre uma pessoa introvertida, na minha e sempre admirei e "invejei" quem tinha personalidade contrária. Nunca consegui me aceitar, tratava isso como um enorme defeito e não gostava quando alguém comentava sobre o quão tímida eu era. Na verdade, acho que as pessoas fizeram com que eu passasse a recusar esse meu lado e levar isso como algo ruim.


 Nunca fui uma criança triste apesar disso, muito pelo contrário, tive uma infância muito feliz e aproveitei até o último momento - demorei pra conseguir admitir que não pertencia mais a essa faixa etária -. Mas confesso que a timidez me incomodava e muito no colégio e eu tenho algumas más lembranças por esse motivo. Não, não quero parecer dramática ou tentar me fazer de vítima, só acho que escrever esse tipo de texto me faz muito bem e sei que sempre alguém pode se identificar por aí e, quem sabe, eu possa ajudá-la.

 No Ensino Fundamental, tive alguns colegas que mais pareciam ter saído daqueles filmes de colégio dos Estados Unidos, sabe? Que mexem com quem tá quieto. Pois é, eu era uma das pessoas mais na minha da sala, ou seja, um bom e fácil alvo. Eles gostavam de me provocar ou tirar sarro por conta da minha timidez e, na cabeça deles, "nerdice", mas claro que eu não reagia, quem disse que tinha coragem? 

 Isso me incomodou muito - confesso que incomoda um pouquinho até hoje - e fez com que eu passasse a não gostar da minha própria personalidade, de achar que eu era inferior ou errada por não ser extrovertida como eles. Recebia diversos recados como "nossa, você não fala, não?"; "ai, CDF... *cara de nojo*"; "você tem que se enturmar mais!"; "caramba, como você é quieta, estranha" e outros que deixemos pra lá. Na verdade, eu nunca entendi por que as pessoas implicavam tanto comigo, já que havia outras tão quietas quanto na sala. Qual era o problema em me esforçar pra estudar?

  Alguns amigos me falavam sobre isso como um conselho, além dos meus pais e entendo super que era pro meu bem, que timidez demais atrapalha em muita coisa. Mas não é fácil como parece superar algo que me dominava tanto, por mais que eu quisesse e acho muito errado terem tratado essa minha característica como defeito.

Clique na imagem para vê-la completa! Legenda de cima para baixo, da esquerda para direita: "Ei, por que você não é mais social?" "Só... 'Seja social'. Ok." "Sim." "Uau! De repente eu posso conversar com as pessoas! A ansiedade social foi embora! Foi tão fácil!" - Fonte na imagem.

 Já no Ensino Médio, eu comecei a me tornar uma pessoa diferente. Percebi que as pessoas pararam de me ver como um alvo fácil quando passei a demonstrar segurança com quem eu era, passei a ver que ser tímida não é um defeito, é uma característica como todas as outras e me aceitei assim. Consequentemente, me tornei mais sociável e feliz, claro que foi um processo muito lento, mas foi trabalhando muito minha própria mente e me obrigando a fazer algumas coisas que comecei a superar isso. 

 Então, quando alguém comenta sobre minha timidez, isso não me irrita mais, porque eu aceitei e sei que sou assim. É claro que ainda me atrapalha em algumas coisas, mas claro que tem seu lado bom. Eu penso milhões de vezes antes de fazer algo, o que pode evitar algumas situações constrangedoras por exemplo, haha. Além disso, não consigo falar muito alto, o que também conta como algo bom na maioria das vezes, não?

 Sei que tem muita gente por aí que passa por muitos problemas causados pela timidez e sei muito bem o quão difícil é lidar com isso. Mas, em primeiro lugar, se aceite. Isso NÃO é um defeito, é uma característica e pode te atrapalhar, sim, mas ajuda também e tem seu charme, convenhamos. Ainda luto contra os males que ela me traz, porém, não levo mais como defeito. Se você quiser conversar comigo sobre isso, fique à vontade nos comentários, será um prazer e aceito dicas pra lidar melhor! Espero, de verdade, que gostem desse tipo de post, porque pretendo fazer mais vezes, estava sentindo falta de abrir meu coração. 

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado.   

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^