livros,

Resenha: O Fantasma de Canterville e Outros Contos de Oscar Wilde

19:19 Isabela Libório 0


 Oscar Wilde sempre esteve na minha listinha de “autores que preciso ler ASAP”. Vi a oportunidade quando estava num sebo com amigas da faculdade e uma delas me recomendou comprar O Fantasma de Canterville e Outros Contos de Oscar Wilde que, aliás, estava com um preço bem legal. Claro que não deixaria a oportunidade passar, então levei pra casa e já comecei a ler pouco tempo depois. Me encantei, ele não me decepcionou.
 A história
 O livro reúne oito contos de Oscar Wilde e inicia-se com aquele que faz parte do título: O Fantasma de Canterville. Esse foi, particularmente, o meu favorito. Ele trata da história de um fantasma que sempre foi muito bem sucedido em apavorar as famílias que habitavam a Mansão dos Canterville, até que isso muda completamente com a chegada de uma família norte-americana, que pode deixar o mesmo bastante frustrado. Poderia ser uma história de terror como qualquer outra, mas o humor ultrapassa o gênero e torna o conto muito divertido, gostoso de ser lido.

 Em geral, temos histórias sobre amor, morte, crime, mistério, destino e reflexões sobre diversos temas. O Rouxinol e a Rosa, por exemplo, retrata sacrifícios que o amor acaba trazendo e O Crime de Lorde Arthur Savile, por sua vez, nos apresenta a história de um homem que faz de tudo pra desviar de seu destino ao descobrir que está fadado a cometer um crime.

 Além desses três, temos os seguintes contos: O Príncipe Feliz, O Modelo Milionário, O Pescador e Sua Alma, O Foguete Notável e O Filho da Estrela. Prefiro não falar sobre todos pra deixar uma curiosidade rolando, mas digo logo que gostei de todos eles, cada um de seu modo. Claro que curti mais uns do que outros – como O Fantasma de Canterville e O Crime de Lorde Arthur Savile, os dois foram os que mais me mantiveram entretida -, mas todos têm seus pontos fortes e Oscar Wilde foi feliz como um todo.
Minha opinião
 Fiquei impressionada com o quão fluida, irônica e bem-humorada é a escrita do autor. Eu esperava que fosse algo mais arrastado, até mesmo por já ter um certo tempo, mas os contos foram tão rápidos e gostosos de ler que fiquei só querendo mais. Por se tratar de um livro do tipo, a leitura se torna ainda mais fluida, menos cansativa, já que as histórias são diferentes e você pode escolher a ordem que preferir ou ler um a cada dia.
O livro tem algumas ilustrações entre as páginas também

 Não vejo a hora de ler outras obras de Oscar Wilde – O Retrato de Dorian Gray está na minha estante só esperando sua hora – e recomendo que, se ainda não conhecem, passem a conhecer também, porque podem ter certeza de que vale a pena.

Agradecimento especial à minha mãe por ter me ajudado a tirar as fotos, obrigada! 
Ps: perdão pelo post com espaçamento dos textos meio bagunçado. Fiz tudo direitinho, 
mas o Blogger bagunçou e já tentei consertar um milhão de vezes, numa tentativa frustrada.

Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^